Ministério de Ensino


ESCOLA  DE  RELACIONAMENTO
ESCOLA  DE  DISCIPULADO
ESCOLA  DE  LIDERES
ESCOLA  DE  DONS
ESTUDO BIBLICO
INTRODUÇÃO BÍBLICA




   REVELAÇÃO  E INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS.
II TIMOTEO  3 V 16 e 17.   Leitura.
II EPISTOLA DE PEDRO  1 v 20 e 21.   Leitura.
A palavra revelação vem do Gr. “ APOKALYPSIS” e significa literalmente o ato de desvendar alguma coisa oculta, para que possa ser vista e reconhecida como ela é.
REVELAÇÃO  é a ação de Deus pela qual ele dá a conhecer ao escritor coisas desconhecidas e que por si só não podia saber.
QUATRO TIPOS DE REVELAÇÃO
1)  A REVELAÇÃO ORIGINAL.
Deus criou o homem sua imagem e semelhança, para que o homem pudesse  conhecer, amar, servir e glorificar a Deus.  Adão e Eva tinha um conhecimento de Deus que transcende ao nosso conhecimento. ( Gn 3 v 8 )

2)  A REVELAÇÃO  REDENTORA.
Por causa do pecado, o homem perdeu a possibilidade de aprender  a compreender o testemunho interior ou da criação.  Por  isso, Deus  se manifesta aos homens através de uma revelação especial operada pelo Espírito Santo de Deus, dentro do homem, fazendo-o voltar-se para Deus João. 16 v 8.
3)  A REVELAÇÃO VERBAL.
Através do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o homem tem consciência da vontade de Deus para sua vida.  A encarnação de Cristo, como o Verbo de Deus, é a mais compreensiva das revelações de Deus e, no entanto é a de mais difícil compreensão por parte dos homens, encerrando em Cristo esse tipo de revelação.
 (João 1v 1 e 3)      
Em Atos a revelação verbal manifestou-se de múltiplas maneira, tais como visões, sonhos, inspirações proféticas, que iam da meditação ao êxtase, etc.  ( Atos 10 v 11 a 17 )

4) A REVELAÇAO BÍBLICA.
A Bíblia é um livro completo no sentido de revelá-lo aos homens   II Timóteo 3 v 16 e 17.

A BÍBLIA
É apresentada para nós em duas partes AT e NT que se completam numa só escritura A BÍBLIA.
AT  em Hebraico é chamado o Tanakh
NT em Hebraico é chamado a  B`rit  Hadashah
Contem  66 livros  sendo  39 no AT  e 27 no NT
Esses livros são divididos em assuntos das seguintes formas.
AT ou o Tanakh

L E I   -  São  5 livros chamado de Pentateuco  - Torah (Instruçaõ) 
1) Gênesis  - Em Heb =  B´reshit    Inicio,  no Principio
2) Exodo – Em Heb =  Sh´mot    Saida
3) Levitico – Em Heb =  Vayikra
4) Números  - Em Heb =  B´midbar
5) Deuteronômio  - Em Heb =  D´varim
Esses livros tratam da origem de todas as coisas, da lei e, estabelecimento  da nação israelita.

H I S T Ó R I A – São 12 livros  de  Josué a Ester
1) Josué
2) Juízes
3)Rute
4) I Samuel
5) II Samuel
6) I Reis
7) II Reis
8) I Cronicas
9) II Cronicas
10) Esdras
11) Neemias
12) Ester
Ocumpam-se  da  História de Israel nos seus vários período: Teocrasia, sob os Juizes;  Monarquia, sob Saul, Davi  e  Salomão; Divisão do Reino e cativeiro; contendo os relatos dos reinos de Júda e Israel; este levado em cativeiro para a assíria, e aquele para Babilônia;  Pós cativeiro sob Zorobabel , Esdras e Neemias em conjunto com os profetas contemporâneo.

P O E S I A  -   São 5 livros de Jó  a Cantares de Salomão. São chamados   poéticos, não porque sejam cheios de imaginações e fantasia, mas devido ao gênero de seu conteúdo.
1) Jô
2) Salmos
3) Provérbios
4) Eclesíastes
5) Cantares de Salomão

P R O F E C I A  - São 17 livros de Isaias a Malaquias.  Estão subdivididos em:
Profetas Maiores de Isaias a Daniel  ( 5 Livros )
1) Isaias
2) Jeremias
3) Lamentações de Jeremias
4) Ezequiel
5)Daniel
Profetas Menores:  de Oséias a Malaquias ( 12 Livros )
1)Oséias
2) Joel
3) Amós
4) Obadias
5) Jonas
6) Miquéias
7) Naum
8) Habacuque
9) Sofonias
10) Ageu
11) Zacarias
12) Malaquias
Obs.: Os nomes MAIORES e MENORES não se refere ao mérito ou notoriedade do profeta, mas ao tamanho dos livros e extensão do ministério profético.
A classificação dos livros do AT, por assuntos, vem da versão Septuaginta através da Vulgata, e não leva em conta a ordem cronológica dos mesmos. 

NT ou  a B`rit Hadashah

E V A N G E L H O S – São 4 que descrevem a vida terrena do Senhor Jesus em seu glorioso Ministério. Os 3 primeiros são chamados de  sinópticos  ( MT, MC e LC) devido a certos paralelos entre si. (João já é mais teológico).
1) Mateus
2) Marcos
3) Lucas
4) João
H I S T O R I A  - É o livro de Atos dos Apóstolos, que registra

E P I S T O L A S  - São 21 as epistolas  ou carta que vão de Romanos a Judas. Contem doutrina da Igreja. Quatro dirigidas  a indivíduos, Timóteo e Filemom.  Uma dirigida  aos Hebreus  cristãos. Sete dirigidas a todos os cristãos, indistintamente ( Tiago a Judas ) estas são chamadas de universais, apesar de duas delas  2ª e 3ª João dirigidas a pessoas.
Romanos .
I Corintios.
II Corintios.
Gálatas, Efésios, Filipenses,  Colossenses, ITessalonicenses,  II Tessalonicenses, I Timoteo, II Timoteo, Tito, Filemon Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro,
 I João, II João, III João, Judas.

P R O F E C I A S – É o livro de  Apocalipse  ou Revelação. Trata da volta pessoal do Senhor Jesus a Terra e das coisas que precederão esse glorioso evento.
Nesse livro vemos o Senhor Jesus vindo com seus santos para livrar Israel, julgar as nações e estabelecer seu reino milenar.
Jesus é o tema da Bíblia. Ele mesmo declara isto: Lucas 24:44  e João 5:39.
Tomando o Senhor Jesus como tema central da Bíblia, podemos reunir os 66 Livros em cinco palavras, referentes a Ele:
Preparação: Todo o antigo Testamento, pois trata da preparação para o advento de Cristo.  
Manisfetação: Os Evangelhos, que tratam da manifestação de Cristo.
Propagação: O livro de Atos, que trata de propagação de Cristo.
Explanação:  As Epistolas, que são a explanação da doutrina de Cristo.
Consumação:  O livro de Apocalipse, que trata da consumação de todos as coisas preditas de Cristo.

        O PERÍODO INTERBÍBLICO

De  Malaquias   a Mateus  - Encontraremos um silêncio divino de quatro século. Nesse período, chamado
INTER – BÍBLICO por se localizar entre os dois testamentos, Deus esteve preparando o mundo para o nascimento do Seu filho, para o advento do Cristianismo.
Deus preparou o mundo em vários aspectos para a vinda de Jesus; cada povo, no seu tempo, pela providencia divina, criou as condições da sociedade em que o cristianismo apareceu as suas primeiras conquistas.

Os Babilonicos  - Levaram o povo de Deus para o cativeiro e deram-lhe lições que jamais esqueceram. Os Persas fizeram-lhe retornar a Jerusalém, edificando o templo e restaurando o ensino da Lei.

Os Gregos – Influenciaram intelectualmente o mundo, contribuindo ainda com um idioma universal , o Koinê.

Os Romanos – Contribuíram com a paz universal e o intercambio entre os povos unificando sob seu domínio.

Os Judeus – Contribuíram com a preservação do Antigo Testamento e a esperança messiânica que inocularam nos países por onde andaram, principalmente depois do cativeiro.
Deus nesses 400 anos, não falou por meio de profetas nem pela palavra escrita ( Nenhum livro inspirado apareceu nesse período), mas podemos dizer que com sua mão poderosa, dirigiu os povos preparando o mundo para o nascimento de Jesus Cristo. 


O VOCABULO BÍBLIA  - É originário do grego, e derivado do nome que os gregos davam a folha de papiros preparada para escrita.  BÍBLOS, um rolo de papiro de tamanho pequeno, era chamado de  BÍBLON, se caso fosse vários destes juntos chamavam estão BÍBLIA. 
Literalmente a palavra  BÍBLIA  quer dizer coleção de livros pequenos. Com a invenção do papel desapareceu os rolos e a palavra  BÍBLIA  deu origem a LIVRO.
OS MANUSCRITOS DA BÍBLIA
A história da Bíblia, como chegou até nós, é encontrada em seus manuscritos. Manuscritos são rolos ou livros da antiga literatura escrita à mão. O texto da Bíblia foi preservado e transmitido mediante os seus manuscritos. Há em nossos dias cerca de 4000 Manuscritos da Bíblia, preparados entre os séculos  II e XV.  
MATERIAL GRÁFICO DOS MANUSCRITOS DA BÍBLIA

                
       
Há dois matérias principais:  PAPIROS E PERGAMINHOS.

PAPIROS. O centro da industria de papiros era o Egito, onde teve inicio o seu emprego cerca de 3000 AC. Essas folhas eram formadas por tiras cortadas das planta, sobreposta cruzadas, colocadas, prensadas e 
depois polidas. Eram escritas de um lado apenas. Tinha cor amarelada.

PERGAMINHO. É a pele de animais curtida e preparada para a escrita; seu uso generalizado vem dos primórdios do Cristianismo, mas já era conhecido nos tempos remotos, foi já mencionado em Isaias 34 v 4. O pergaminho preparado de modo especial  chama-se velo. Este tornou comum a partir do sec IV; é mais durável.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário