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ESCOLA DE DONS
ESTUDO BIBLICO
INTRODUÇÃO BÍBLICA
REVELAÇÃO E INSPIRAÇÃO DAS ESCRITURAS.
II
TIMOTEO 3 V 16 e 17. Leitura.
II EPISTOLA
DE PEDRO 1 v 20 e 21. Leitura.
A palavra
revelação vem do Gr. “ APOKALYPSIS” e significa literalmente o ato de desvendar
alguma coisa oculta, para que possa ser vista e reconhecida como ela é.
REVELAÇÃO é a ação de Deus pela qual ele dá a conhecer
ao escritor coisas desconhecidas e que por si só não podia saber.
QUATRO
TIPOS DE REVELAÇÃO
1) A REVELAÇÃO ORIGINAL.
Deus criou o
homem sua imagem e semelhança, para que o homem pudesse conhecer, amar, servir e glorificar a
Deus. Adão e Eva tinha um conhecimento
de Deus que transcende ao nosso conhecimento. ( Gn 3 v 8 )
2) A REVELAÇÃO
REDENTORA.
Por causa do
pecado, o homem perdeu a possibilidade de aprender a compreender o testemunho interior ou da
criação. Por isso, Deus
se manifesta aos homens através de uma revelação especial operada pelo
Espírito Santo de Deus, dentro do homem, fazendo-o voltar-se para Deus João. 16
v 8.
3) A REVELAÇÃO VERBAL.
Através do
nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o homem tem consciência da vontade de
Deus para sua vida. A encarnação de
Cristo, como o Verbo de Deus, é a mais compreensiva das revelações de Deus e,
no entanto é a de mais difícil compreensão por parte dos homens, encerrando em
Cristo esse tipo de revelação.
(João 1v 1 e 3)
Em Atos a
revelação verbal manifestou-se de múltiplas maneira, tais como visões, sonhos,
inspirações proféticas, que iam da meditação ao êxtase, etc. ( Atos 10 v 11 a 17 )
4)
A REVELAÇAO BÍBLICA.
A Bíblia é
um livro completo no sentido de revelá-lo aos homens II Timóteo 3 v 16 e 17.
A BÍBLIA
É
apresentada para nós em duas partes AT e NT que se completam numa só escritura
A BÍBLIA.
AT em Hebraico é chamado o Tanakh
NT em Hebraico
é chamado a B`rit Hadashah
Contem 66 livros
sendo 39 no AT e 27 no NT
Esses livros
são divididos em assuntos das seguintes formas.
AT ou o
Tanakh
L E I - São 5 livros chamado de Pentateuco - Torah (Instruçaõ)
1)
Gênesis - Em Heb = B´reshit
Inicio, no Principio
2) Exodo –
Em Heb = Sh´mot Saida
3) Levitico
– Em Heb = Vayikra
4) Números - Em Heb = B´midbar
5) Deuteronômio - Em Heb = D´varim
Esses livros
tratam da origem de todas as coisas, da lei e, estabelecimento da nação israelita.
H I S T Ó R I A – São 12 livros de Josué a Ester
1) Josué
2) Juízes
3)Rute
4) I Samuel
5) II Samuel
6) I Reis
7) II Reis
8) I
Cronicas
9) II
Cronicas
10) Esdras
11) Neemias
12) Ester
Ocumpam-se da
História de Israel nos seus vários período: Teocrasia, sob os
Juizes; Monarquia, sob Saul, Davi e
Salomão; Divisão do Reino e cativeiro; contendo os relatos dos reinos de
Júda e Israel; este levado em cativeiro para a assíria, e aquele para
Babilônia; Pós cativeiro sob Zorobabel ,
Esdras e Neemias em conjunto com os profetas contemporâneo.
P O E S I A - São 5 livros de Jó a Cantares de Salomão. São chamados poéticos, não porque sejam cheios de imaginações e fantasia, mas devido ao gênero de seu conteúdo.
1) Jô
2) Salmos
3)
Provérbios
4)
Eclesíastes
5) Cantares
de Salomão
P R O F E C I A - São 17 livros de Isaias a Malaquias. Estão subdivididos em:
Profetas
Maiores de Isaias a Daniel ( 5 Livros )
1) Isaias
2) Jeremias
3)
Lamentações de Jeremias
4) Ezequiel
5)Daniel
Profetas
Menores: de Oséias a Malaquias ( 12
Livros )
1)Oséias
2) Joel
3) Amós
4) Obadias
5) Jonas
6) Miquéias
7) Naum
8) Habacuque
9) Sofonias
10) Ageu
11) Zacarias
12) Malaquias
Obs.: Os
nomes MAIORES e MENORES não se refere ao mérito ou notoriedade do profeta, mas
ao tamanho dos livros e extensão do ministério profético.
A
classificação dos livros do AT, por assuntos, vem da versão Septuaginta através
da Vulgata, e não leva em conta a ordem cronológica dos mesmos.
NT ou a B`rit Hadashah
E V A N G E L H O S – São 4 que descrevem a vida terrena do Senhor Jesus em seu glorioso Ministério. Os 3 primeiros são chamados de sinópticos ( MT, MC e LC) devido a certos paralelos entre si. (João já é mais teológico).
1) Mateus
2) Marcos
3) Lucas
4) João
H I
S T O R I A - É
o livro de Atos dos Apóstolos, que registra
E P I S T O L A S - São 21 as epistolas ou carta que vão de Romanos a Judas. Contem doutrina da Igreja. Quatro dirigidas a indivíduos, Timóteo e Filemom. Uma dirigida aos Hebreus cristãos. Sete dirigidas a todos os cristãos, indistintamente ( Tiago a Judas ) estas são chamadas de universais, apesar de duas delas 2ª e 3ª João dirigidas a pessoas.
Romanos .
I Corintios.
II Corintios.
Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, ITessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timoteo, II Timoteo,
Tito, Filemon Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro,
I João, II João,
III João, Judas.
P R O F E C I A S – É o livro de Apocalipse ou Revelação. Trata da volta pessoal do Senhor Jesus a Terra e das coisas que precederão esse glorioso evento.
Nesse livro
vemos o Senhor Jesus vindo com seus santos para livrar Israel, julgar as nações
e estabelecer seu reino milenar.
Jesus é o
tema da Bíblia. Ele mesmo declara isto: Lucas 24:44 e João 5:39.
Tomando o Senhor
Jesus como tema central da Bíblia, podemos reunir os 66 Livros em cinco
palavras, referentes a Ele:
Preparação: Todo o antigo Testamento, pois trata
da preparação para o advento de Cristo.
Manisfetação: Os Evangelhos, que tratam da
manifestação de Cristo.
Propagação: O livro de Atos, que trata de propagação
de Cristo.
Explanação: As Epistolas, que são a explanação da doutrina
de Cristo.
Consumação: O livro de Apocalipse, que trata da consumação de todos as
coisas preditas de Cristo.
O PERÍODO INTERBÍBLICO
De Malaquias a Mateus - Encontraremos um silêncio divino de quatro século. Nesse período, chamado
INTER –
BÍBLICO por se localizar entre os dois testamentos,
Deus esteve preparando o mundo para o nascimento do Seu filho, para o advento
do Cristianismo.
Deus preparou o mundo em vários aspectos para a vinda de
Jesus; cada povo, no seu tempo, pela providencia divina, criou as condições da
sociedade em que o cristianismo apareceu as suas primeiras conquistas.
Os Babilonicos - Levaram o povo de Deus para o cativeiro e deram-lhe lições que jamais esqueceram. Os Persas fizeram-lhe retornar a Jerusalém, edificando o templo e restaurando o ensino da Lei.
Os Gregos – Influenciaram intelectualmente o mundo, contribuindo ainda com um idioma universal , o Koinê.
Os Romanos – Contribuíram com a paz universal e o intercambio entre os povos unificando sob seu domínio.
Os Judeus – Contribuíram com a preservação do Antigo Testamento e a esperança messiânica que inocularam nos países por onde andaram, principalmente depois do cativeiro.
Deus nesses 400 anos, não falou por meio de profetas nem
pela palavra escrita ( Nenhum livro inspirado apareceu nesse período), mas
podemos dizer que com sua mão poderosa, dirigiu os povos preparando o mundo
para o nascimento de Jesus Cristo.
O VOCABULO BÍBLIA - É originário do grego, e derivado do nome que os gregos davam a folha de papiros preparada para escrita. BÍBLOS, um rolo de papiro de tamanho pequeno, era chamado de BÍBLON, se caso fosse vários destes juntos chamavam estão BÍBLIA.
Literalmente a palavra
BÍBLIA quer dizer coleção de livros pequenos. Com a
invenção do papel desapareceu os rolos e a palavra BÍBLIA deu
origem a LIVRO.
OS
MANUSCRITOS DA BÍBLIA –
A história da Bíblia, como chegou até nós, é encontrada
em seus manuscritos. Manuscritos são rolos ou livros da antiga literatura
escrita à mão. O texto da Bíblia foi preservado e transmitido mediante os seus
manuscritos. Há em nossos dias cerca de 4000 Manuscritos da Bíblia, preparados
entre os séculos II e XV.
MATERIAL
GRÁFICO DOS MANUSCRITOS DA BÍBLIA –
Há dois matérias principais: PAPIROS E PERGAMINHOS.
PAPIROS. O centro da industria de papiros era o Egito, onde teve inicio o seu emprego cerca de 3000 AC. Essas folhas eram formadas por tiras cortadas das planta, sobreposta cruzadas, colocadas, prensadas e
depois polidas. Eram escritas de um lado apenas. Tinha cor amarelada.
PERGAMINHO. É a pele de animais curtida e preparada para a escrita; seu uso generalizado vem dos primórdios do Cristianismo, mas já era conhecido nos tempos remotos, foi já mencionado em Isaias 34 v 4. O pergaminho preparado de modo especial chama-se velo. Este tornou comum a partir do sec IV; é mais durável.
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